Ainda sobre as fontes no Linux, depois do post anterior, dei uma olhada na Central de Programas do Ubuntu (Aplicativos --> Central de Programas do Ubuntu --> Fontes) para ver como o aplicativo lida com as fontes. A lista de fontes é bem abrangente e inclui um conjunto licenciado sob a GPL License oriundo da ADF - Arkandis Digital Foundry. Nas páginas da Arkandis encontramos um conjunto de fontes agrupadas sob a sigla ADF que podem ser vistas em pequenos arquivos PDF, gerados em Scribus1. O texto da página - em francês - serve para nos dar uma impressão geral da fonte em uma aplicação prática e bem feita.
Quando usamos a Central de Programas do Ubuntu, devemos verificar se um programa na lista já está ou não instalado no sistema. Na versão que uso com Ubuntu 10.04, mostrada na imagem acima, aparece um emblema verde com uma marca de seleção sobre o ícone à esquerda do nome do aplicativo.
Na imagem abaixo, mostramos um trecho de lista onde o GIMP está marcado como instalado e os ícones dos demais programas não têm o emblema verde.
Isto evita que tentemos instalar um aplicativo ou pacote que já está no sistema. Não creio que isso crie algum problema, mas é melhor não tentar.
1 - Scribus é um editor profissional de páginas para o KDE. Permite a criação de cartazes, apresentações, jornais etc. com excelentes recursos gráficos. Como não existe substituto para Scribus no Gnome, para sua instalação vamos ter que baixar 14MB e instalar uns 40MB depois de descompactados. Mas acho que vale a pena se você quer criar documentos com jeito profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário