terça-feira, 19 de outubro de 2010

netbook o novo brinquedo

Já estava cansado de carregar uma mochila pesada demais para minha vetusta coluna. Além de um multímetro, duas caixas plásticas (dessas chamadas organizadores) com componentes eletrônicos diversos, dois ou três livros, algumas ferramentas, protoboard e - algumas vezes - cópias xerox de exercícios, tinha que enfiar na mochila um notebook de uns três quilogramas. Lembro um dia em que uma gentil senhorita ofereceu-se para segurar minha mochila no ônibus. Disse a ela que não precisava - muito obrigado. Quando deu lugar ao lado dela, sentei e lhe pedi que tentasse soerguer a mochila. Ela sentiu então quanto estava pesada. Eu apenas ri e comentei que ela iria se arrepender do seu oferecimento se eu tivesse deitado a mochila no seu colo.
Bem. Por essa e outras, acabo de adquirir um netbook. Trata-se de um Philco com processador Atom N450, chipset e gráficos Intel, 2GB de RAM, HD de 250GB e o Linux Mandriva 2009.1 a bordo.

Tive algumas experiências com a dupla Mandrake e Conectiva, antes e depois da fusão dessas duas softhouses. Umas excelentes e outras um tanto decepcionantes. Até hoje sinto um carinho especial pelo Mandrake 7.2, a primeira distribuição Linux que instalei ainda no meu velho AMD K6-II com 350MHz de clock. Durante quase um ano usei o Mandrake Community 10.1, primeiro em inglês e depois em português e foi uma das distribuições que mais me deu prazer em ser usuário de Linux. Adquiri duas versões do Conectiva Linux. O Conectiva 8 foi uma experiência muito boa, mas o Conectiva 10 mostrou-me uma face da relação da Conectiva com os clientes que me deixou, digamos, um tanto chateado (para ser delicado com eles...). Na minha máquina, àquela época um Athlon 1.1 em placa Asus A7V133C, o driver de rede - fealnx, se não me engano - que funcionava muito bem com o Conectiva 8, deixou de funcionar e nada consegui do suporte da Conectiva além de alguma enrolação e depois de passado o período de suporte gratuito teria que pagar para ter meu problema - talvez - resolvido. Ainda hoje, o suporte da Mandriva - na minha opinião - é fraco. Ficamos dependendo do Forum Mandriva onde usuários dedicados procuram ajudar os mais novos a resolver problemas que eles conhecem ou já conseguiram resolver. Se é para ter suporte de uma comunidade, não precisa ser Mandriva; basta ser uma distribuição decente com o núcleo do sistema e o KDE atualizáveis.
Quando liguei o netbook tive um problema com a conexão wireless que custou muito a funcionar com minha rede doméstica. Só conectou quando entrei na configuração do sistema e depois de testar várias opções de cliente dhcp.
Está funcionando, acessando a internet automaticamente - que é a principal finalidade da maquininha - faltando apenas tirar uma dúvida sobre a resolução de tela.

Um ponto para o Mandriva: após configurar as mídias de atualização, o gerenciador mostrou uns 120 pacotes com atualizações disponíveis. Após baixar e instalar todas elas, o brinquedinho está rodando bem e espero usar por um bom tempo essa distribuição, pois gosto de KDE e não vejo um bom de verdade desde o 3.5.9.

Estou gostando do brinquedo: leve, rodando Linux e bem acabado. A bateria tem a duração igual à de um notebook, mas não chega a ser problema. Muito bom para usar profissionalmente, pois o que não falta em Linux é aquele programa que você precisa para seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário