domingo, 1 de janeiro de 2012

manipulando imagens

Início de ano chuvoso, frio incomum em Janeiro, preso em casa a três quadras da praia. Que fazer para esperar o sol?

Abro uma pesquisa no Google, buscando imagens do verão (coloco summer para obter mais resultados). Quando faz calor, um papel de parede com bastante neve ajuda contra a sensação de estar em um forno. Mas se faz frio, imagens em cores quentes, praias ao sol etc, ajudam a aquecer a alma.

Meu netbook tem uma resolução de tela estranha. São 1024 x 600 pixels, o que nem é 16:9 nem 16:10. Na verdade são exatos 16:9,375.  A solução mais prática é redimensionar uma imagem 16:9 e usá-la como papel de parede. Outra opção é um corte em uma imagem grande. Depois é só dimensionar.

São muitas as ferramentas para manipulação de imagens no Linux. Falando em Ubuntu, com interface Unity e programas GTK ou GTK+, as melhores - na minha humilde opinião, são o gThumb e um pouco abaixo desse o Shotwell.

O programa de gerenciamento e manipulação de imagens padrão no Ubuntu 11.04 e no 11.10 é o Shotwell. Mas ainda é possível instalar o gThumb através do Synaptic ou da Central de Programas.

Shotwell

Quando abrimos uma foto no Ubuntu, o padrão é o Visualizador de Imagens. Nesse há uma opção para editar a imagem, o que leva a imagem a ser aberta no Shotwell.

No Shotwell, a operação de corte é feita clicando-se em Cortar e depois arrastando-se as linhas de limite do corte. Um menu dropdown(1) permite escolher a proporção entre largura e altura - onde se pode escolher 16:9 ou 4:3 se o seu monitor é mais 'quadrado', e depois arrastamos os limites para selecionar a área de corte. Uma grade divide a área de corte em nove partes, permitindo o ajuste dos terços. Esse ajuste é bom para podermos colocar o ponto de interesse da imagem em uma dessas intersecções, harmonizando a foto.


Na imagem abaixo já está selecionada a limitação em 16:9.


Selecionada a área, é hora de salvar. Durante essa operação é que se pode escolher um tamanho adequado para nossa imagem. Aparece uma caixa de diálogo onde se pode escolher salvar, por exemplo, com o tamanho original da imagem.


Ou podemos limitar a altura ou a largura - como mostrado abaixo, para adequar a imagem ao tamanho da nossa tela.


No caso, a largura está limitada a 1024 pixels que é a resolução do meu netbook.

Como a altura será proporcional à largura, o resultado será uma imagem com aproximada ou exatamente 1024x640.

O Shotwell permite outras modificações nas imagens, incluindo efeitos de cor, saturação e níveis de exposição. Não consegui ainda transformar uma foto colorida em preto e branco.

Para coisas simples, o Shotwell é bem equipado. Para efeitos mais rebuscados, uma solução excelente é o Gimp.

Não tenho o gThumb instalado nesse netbook e assim uma pequena descrição desse aplicativo fica para um próximo post.

(1) Dropdown - é um menu em lista. quando clicamos nesse menu uma lista vertical se abre para escolhermos nossa opção.

Feliz Ano Novo!!

Que 2012 seja repleto de sucesso e muita saúde para todos e Paz para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário