domingo, 30 de dezembro de 2012

customizando o ubuntu

De uns tempos para cá o Ubuntu passou a ter como interface padrão o Unity. Tem aquele jeitão de smartphone com os ícones de aplicativos alinhados verticalmente em um painel lateral, mas quem gosta de escolher um tema não tem muita escolha. O padrão é o Ambiance, com poucas outras possibilidades. São temas que focam mais nas necessidades especiais de algumas pessoas (muito louvável essa atitude dos desenvolvedores) tal como o High Contrast ou o Adwaita que é mais claro.

Ambiance tem uma característica que para mim é horrível: botões e barras de progresso em um tom de laranja forte que chega a agredir a vista.

Para quem passa uma boa quantidade de horas diante do computador, cores fortes e áreas muito claras são cansativas, mesmo se você tira seus dez minutos de descanso a cada hora. Por outro lado, todos gostam de ter um certo controle sobre a aparência de sua área de trabalho. Para isso existem papéis de parede, screenlets e... temas.

No KDE e no Gnome - as duas interfaces gráficas mais usadas em Linux, existe uma variedade de temas - instalados a escolher ou na rede para baixar e instalar, através do KDE-Look ou do Gnome-Look. Ainda não existe um Ubuntu-Look. O mais próximo que podemos chegar é o site Ubuntu Apps directory que contém todas as aplicações da Central de Programas Ubuntu e mais alguma coisa.

Um programa que permite uma boa mexida no Unity chama-se My Unity e pode ser instalado a partir da Central de Programas. Entretanto, My Unity não vai dar muito resultado se a sua máquina não tiver uma boa placa de vídeo com aceleração 3D, que é, por exemplo, o caso do meu velho notebook STI. Assim, vamos ver como contornar essa dificuldade.

Felizmente, o Ubuntu 12.04 que uso ainda suporta temas e ícones feitos para GTK 3, que é a base para o Gnome 3. Aliás, é possível instalar o Gnome 3 nesse Ubuntu e usar em lugar do Unity. Mas não é a mesma coisa.

Então, vamos instalar temas e ícones para GTK 3 no Ubuntu 12.04 e usá-los.

Vá ao Gnome-Look e escolha um tema de seu gosto. Baixe o pacote - deve vir no formato .tar.gz, em uma pasta do seu diretório /home. Pode ser em /home/Downloads por exemplo.
Abra um terminal com Ctrl+Alt+T e digite:

sudo file-roller

Forneça sua senha de administrador e o Gerenciador de Pacotes vai Abrir. Como você está no modo  administrador, será possível extrair os temas e ícones para as pastas do diretório raiz. Isso nao é possível para um usuário não-root.

 No Gerenciador de Pacotes, clique em Abrir e navegue até a pasta do seu diretório /home/Downloads (se fizer como sugerido acima) e dê um duplo clique sobre o pacote que contém o tema ou os ícones.
Clique em Extrair e navegue até as pastas do diretório raiz onde são instalados.
se for um pacote com temas(s) a pasta é:

/usr/share/themes dentro do Sistema de Arquivos.

Se for um pacote de ícones:

/usr/share/icons

Para aplicar um tema ou um novo conjunto de ícones, use a ferramenta chamada gnome-tweak-tool; se ainda não a tem instalada basta digitar esse nome na caixa de busca da Central de Programas do Ubuntu e fazer a instalação. Em português, o programa é chamado Configurações Avançadas e tem mais ou menos a aparência abaixo.

Nesse caso, fiz a captura de tela depois de abrir o programa e clicar no item Tema. Aí aparecem o tema da área de trabalho que escolhi - Mediterranean-Night, além do tema somente para as janelas - Adwaita. Podem ver que no campo Tema de Ícones tenho o Faenza-Cupertino, que tem ícones para pastas em azul e combina com os tons escuros produzidos pelo Mediterranean-Night.

Se eu não voltar aqui até o próximo ano...

Tenham todos um Feliz Ano Novo!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário