segunda-feira, 14 de outubro de 2013

criando atalhos no ubuntu 12.04

Hoje de manhã, procurava por um meio de criar um atalho para uma pasta de arquivos e colocá-lo na área de trabalho do Ubuntu 12.04. Existe um meio fácil que é abrir o navegador de arquivos, navegar até a área de trabalho (ou Desktop) e criar a pasta ali mesmo. Mas isso não fica muito bem porque a pasta certamente não obedecerá a uma organização de arquivos - e sempre temos algum jeito próprio de organizar nossos arquivos e pastas.

Criar um lançador é mais simples do que fazem parecer alguns métodos citados pela rede a fora. Vi uma dica - por sinal muito boa, que ensina a fazê-lo através da instalação de um script oriundo de um repositório que não faz parte dos repositórios normais do Ubuntu. Nem sempre funciona de primeira.

Vamos ver a maneira mais simples.

Importante: o método abaixo foi utilizado em uma versão 12.04-3 64bit, mas não funcionou em uma versão 12.04 32bit.

Para criar um lançador de programa, minimize todas as janelas abertas, clique no ícone do painel inicial (ou aperte a tecla Super). Escreva o nome do programa na linha de pesquisa ou busque-o pelo menu de programas. Quando seu ícone aparecer no painel inicial, arraste-o com o mouse para a área de trabalho. Está pronto.

Para criar um lançador para uma pasta, minimize todas as janelas abertas, clique no ícone do painel inicial (ou aperte a tecla Super). Escreva nautilus na linha de pesquisa. Arraste o ícone do navegador para a área de trabalho. Agora vamos fazer com que esse lançador abra uma determinada pasta.
Clique direito sobre o ícone do novo lançador. Clique em Propriedades. Vai abrir uma janela como a que vemos abaixo.






Usei como exemplo as propriedades do ícone que criei para o Firefox.
No caso do lançador criado para o Nautilus, a linha Comando conterá:

nautilus %U

Acrescente nessa linha um espaço e o caminho para a pasta que deseja abrir com o lançador. Por exemplo:

nautilus %U /home/usuario/Imagens

No lugar do Nome, coloque o nome da sua pasta e clique em Fechar. Está pronto.

Por que não funcionou na versão 32bit? O atalho criado nessa versão fica na pasta /usr/share/applications/nautilus-home.desktop. Essa pasta só pode ser acessada pelo administrador do sistema. Mesmo como administrador, ainda não consegui editar o arquivo de modo a abrir uma determinada pasta. Questão de tempo e insistência? Talvez.

A ação de 'arrastar e soltar' vem dos tempos do Windows 98 e ainda tem usos dos mais variados, por exemplo, para carregar um anexo em um email.

No painel lateral do Unity é possível reorganizar os ícones arrastando-os para fora do painel e depois inserindo-o em seu novo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário