terça-feira, 1 de junho de 2010

novos ares - parte 1

Há algum tempo venho publicando posts sobre o GNU/Linux, com foco nas distribuições que tenho usado, nos problemas que enfrentei e nas soluções encontradas.

Por falta de um espaço próprio, vinha ocupando o meu primeiro blog, o Depois Eu Penso que na verdade, trata-se da continuação do Meu Bazar, criado lá no começo do século, em 2001.

Desde 2002, venho me familiarizando com o GNU/Linux e suas distribuições. Como era usuário do Windows 98 e a sua insegurança me assustava, resolvi tentar um alternativa segura e ao mesmo tempo estável. Comecei com o antigo Mandrake - hoje parte do Mandriva - que na época estava em sua versão 7.2. Sua interface padrão era o KDE, ainda nas versões 2.x.x. A primeira grande diferença foi o desaparecimento das telas azuis, um tanto comuns no Windows 98. Depois, tinha a vantagem de poder clicar em qualquer link sem medo de abrir um vírus. Era interessante ver uma janelinha de aviso perguntando o que fazer com um arquivo .exe ou .scr, quando abria um link apontando para alguma página aparentemente inofensiva. Isso me permite até hoje avisar aos amigos cujas máquinas estejam infectadas, principalmente pelas pragas espalhadas no orkut.

Sempre tenho uma atitude positiva em relação às novidades e com o GNU/Linux não foi diferente. Aproveitar os pontos positivos é sempre melhor que ficar chorando as dificuldades. Para essas, sempre aparecerá uma solução, pois a comunidade do software livre é ativa e rápida na sua resposta. O problema de hoje provoca a solução de amanhã, ou apenas de logo mais...

Nós, simples usuários de GNU/Linux, jamais conseguiremos agradecer o bastante a essa legião de programadores, testadores, tradutores e organizadores ligados ao software livre. Esse blog será uma pequena gota nesse imenso Muito obrigado que lhes devemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário