quarta-feira, 30 de junho de 2010

ponteiros do mouse

Um dos itens mais importantes na aparência de um sistema operacional é o ponteiro do mouse. É para ele que olhamos a maior parte do tempo enquanto clicamos, marcamos, redimensionamos, minimizamos abrimos ou fechamos as janelas dos aplicativos.
No Gnome, as opções de ponteiros para o mouse sempre foram poucas, devido à filosofia do menos é mais, da qual já falei nesse blog.
Agora, uma mudança sutil, mas que considero importante, está tomando rumo no Gnome. As perfumarias estão cada vez mais disponíveis nos repositórios do Ubuntu.
Já na versão 9.10 atualizada que venho usando no desktop, foi possível baixar e instalar através do Synaptic os ícones Oxygen, antes disponíveis apenas no KDE. Junto com eles, instalei os temas e cursores - incluindo os coloridos. Como usei por muito tempo o KDE, desde o Mandrake, passando por Kurumin e mais recentemente o Mandriva, gosto de usar ponteiros coloridos e poder variar os temas e ícones do sistema. Uma interface gráfica de cores e temas cambiantes é mais inspiradora.
Os pacotes que possibilitam a instalação do conjunto completo com ícones, temas e ponteiros são:

oxygen-icon-theme-complete
oxygen- cursor-theme
oxygen-icon-them
oxygen-cursor-theme-extra


A versão da maioria é igual à do KDE 4.4.2.

Um pequeno problema: no Ubuntu 9.10 atualizado, tenho a impressão de que há alguma inconsistência na adaptação dos temas ao Gnome. Quando fiz a configuração para usar o cursor na cor oxy-emerald, o cursor só aparecia no espaço interno das janelas abertas. Quando era movido para as barras e bordas das janelas, voltava a ser branco como o cursor comum do Gnome. Deixei para pesquisar isso mais tarde e desliguei a máquina. Quando voltei a ligar, aconteceu algo inusitado: o cursor é de uma cor quando está na janela e onde antes era branco passou a ser oxy-black, ou seja, no tema Oxygen, mas de cor diferente da que escolhi. No Ubuntu 10.4, isso não ocorre e o cursor mantém a cor escolhida em qualquer espaço e janela em operação.

A configuração do espaço de trabalho pode ser feita com um clique direito do mouse na área de trabalho e escolhendo 'Alterar plano de fundo'. Clique em Tema e depois em Personalizar. Escolha Ícones ou Cursor e apenas clique sobre os escolhidos e já muda a configuração. Fácil, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário