terça-feira, 20 de julho de 2010

fontes para linux



No último fim de semana, lembrei de repente de um site que visitei certa vez e de onde podemos baixar fontes sem qualquer custo. Agora, pesquisando no todo poderoso, encontrei o Free Fonts que não parece aquele visitado há tempos, mas tem fontes variadas e serve ao propósito de obter modelos diferentes e interessantes.

Ontem de manhã, quando me dispunha a procurar por um site de onde pudesse baixar algumas fontes graficamente diferentes do comum serif-san serif, lembrei-me antes de verificar se isso podia ser feito pelo próprio Ubuntu, através do Synaptic.

Baixar pacotes pelo Synaptic e instalar novas fontes poderia ser vantajoso, pois a configuração das fontes, sua gravação nos diretórios apropriados e inserção na lista de fontes utilizáveis pelos programas locais seriam feitas de modo automático, pelo próprio Synaptic.

Abri o Gerenciador de Pacotes (Synaptic) e coloquei 'font' no campo de busca. Apareceu então uma lista de pacotes que se referem a fontes. Percorri a lista marcando para instalação os pacotes que me pareceram conter fontes. Alguns são para uso com LaTex, outros para uso geral e deixei de marcar os programas para edição, que não é ainda o meu caso. Quero novas fontes apenas para usar e não para me tornar um craque em criá-las ou editá-las.

A figura no início deste post mostra a janela do Synaptic no início da operação, contendo apenas os primeiros resultados da busca. Rolando a lista para baixo encontram-se inúmeros pacotes que contêm fontes. Esqueça aquelas destinadas a línguas tais como chinês, coreano e tailandês que não teriam a princípio qualquer utilidade prática.

Como não pesquisei antes sobre que tipo de fontes baixar, fui marcando meio no chute e acabei por baixar mais de 200MB em pacotes, que instalados ocuparam mais de 500MB de espaço em disco. Cerca de uma hora e meia de espera até a configuração final.

Mas valeu a pena. Um recorte do OpenOffice mostra abaixo um lista de fontes no final da letra A e começo da B (são listadas em ordem alfabética, é claro). Estou usando uma fonte chamada Atavyros para escrever o rascunho deste post e acho que vou usá-la em alguns projetos futuros.



Ainda não instalei o Lyx, editor de texto baseado em LaTex, neste notebook, mas devo fazê-lo em breve. Para alguns trabalhos, o Lyx é mais profissional e tem recursos de tipografia um pouco mais avançados que o OpenOffice. Mas o Lyx pode ser assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário