terça-feira, 6 de julho de 2010

openoffice no metro sp

Dia desses procurava por um meio de editar expressões lógicas, como as usadas em Álgebra de Boole e a dificuldade é sempre grande quando precisamos colocar uma barra horizontal sobre uma variável (a variável com a barra tem seu valor invertido) e já usei alguns artifícios demorados e complicados para conseguir essa barra.

Lembrei então de um método com o qual esbarrei há alguns anos de que lembro vagamente. Como de vez em quando formato a máquina e acabo perdendo algumas referências, links de favoritos por exemplo, fiz uma pesquisa no Google e antes daquele que procurava veio um resultado interessante. Um link para um tutorial do OpenOffice Fórmula (ou Math) onde os autores nos ensinam a colocar essa barra e é muito simples. A expressão da figura abaixo foi obtida no BrOffice, inserindo uma fórmula (Menu: Inserir - Objeto - Fórmula) digitando na área de edição das fórmulas o código: S = A + overline{(A + B)}.


Experimente abrir os parênteses antes de overline e fechá-los após o último colchete.

Outros tutoriais para OpenOffice.org e BrOffice podem ser baixados na página de downloads do Metrô SP. Ali também aprendemos que a empresa começou a usar software livre nos tempos do Star Office, em 1999. Aliás, nessa mesma época comprei o CD do Star Office 5.2 da Sun Microsystems para usar no Windows 98 e depois no Mandrake Linux 7.2. A Sun cobrava apenas a mídia, já que o software é gratuito. Ficou mais barato e seguro importar o CD - que guardo até hoje com muito carinho - do que baixar o software via linha discada que usava na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário